A disfunção erétil é definida como a incapacidade de obter e manter a ereção de forma suficiente para manter o ato sexual.
Pode ocorrer em qualquer faixa etária, especialmente a partir dos 40 anos. Alguns estudos sugerem uma incidência ao redor de 52 % em homens entre 40 e 70 anos. O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população tendem a aumentar esses números.
As causas são variadas e podem estar relacionadas a problemas circulatórios, alterações neurológicas, disfunções hormonais, problemas anatômicos, induzidas por drogas e alterações psicológicas.
Diagnóstico:
O diagnóstico é baseado na histórica clínica, história sexual, exame físico, exame laboratoriais e doppler peniano associado ou não a ereção fámaco induzida.
Tratamento:
O tratamento pode ser farmacológico, psicoterápico ou cirúrgico.
O estilo de vida e mudança de hábitos são fundamentais para prevenção e auxílio no tratamento da disfunção erétil. Atividade física regular, controle dos parâmetros metabólicos (colesterol, glicemia e triglicérides), alimentação saudável e evitar consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas.
A ajuda do especialista é importante e pode minimizar os danos emocionais e retomada da vida sexual.