Infecções Urinárias (cistites)

A cistite bacteriana é a infecção do trato urinário mais comum na população em geral e responde por um número expressivo de atendimentos médicos, especialmente de urgência. Apresenta maior incidência no sexo feminino e a estimativa é que 50 % das mulheres possam desenvolver algum evento no decorrer da vida.

O agente infeccioso mais frequente é a bactéria Escherichia coli diagnosticada em 75 a 95% dos casos.

Sintomas

Os sintomas geralmente são ardor para urinar (disúria), aumento da frequência urinária, sangramento na urina, dor na projeção da bexiga e irritabilidade. A febre já caracteriza outro diagnóstico que são as infecções urinárias complicadas.

O diagnóstico é realizado através dos exames de urina tipo 1 e a cultura de urina com antibiograma. A caracterização do agente infeccioso é importante para o tratamento específico e minimizar o risco de perpetuação ou cronificação.

Tratamento

O tratamento é realizado utilizando-se antibióticos e analgésicos para minimizar os sintomas.

Os exames de imagem geralmente são realizados nos casos de recorrência ou na infecção urinária de repetição.

Alguns hábitos importantes podem diminuir o risco das infecções urinárias tais como ingestão regular de líquidos, urinar em intervalos regulares, funcionamento adequado do intestino e identificação e tratamento de infecções ginecológicas.

Fale conosco

Tire todas suas dúvidas e agende uma visita.