Litíase ureteral

O cálculo ureteral pode provocar dor intensa por obstrução e distensão da cápsula renal sendo considerada uma das urgências urológicas. A dor pode irradiar para o testículo e face interna da coxa e ser acompanhado de náuseas, vômitos e sangramento na urina.

O aumento da frequência urinária, ardor para urinar e dor uretral são sintomas frequentes quando o cálculo está próximo da bexiga.

Diagnóstico:

O diagnóstico é realizado pela história clínica, exame físico e exames de imagem sendo que a tomografia computadorizada de abdome é o exame de escolha pela alta sensibilidade e pode ser realizada sem contraste.

Tratamento:

O tratamento depende do tamanho, localização e sintomatologia. Uma preocupação é a presença de obstrução ureteral por cálculo na vigência de infecção urinária pelo risco elevado de sepse urinária. Há indicação para desobstrução do ureter em caráter de urgência.

O tratamento conservador associa hidratação, analgésicos e alfa bloqueadores e apresenta elevada eficácia em especial nos cálculos menores que 5 mm.

A cirurgia é indicada nos casos de dores refratárias, hidronefrose, rim único e associação com infecção.

A prioridade é a desobstrução da via urinária e em caso de cálculos impactados ou no terço proximal do ureter pode se optar pela passagem endoscópica do cateter ureteral (duplo J) e abordagem do cálculo em um segundo tempo.

A ureterolitotripsia rígida ou flexível é o tratamento cirúrgico mais difundido e apresenta uma taxa elevada de sucesso com possibilidade de retorno mais rápido as atividade e controle da dor.

Fale conosco

Tire todas suas dúvidas e agende uma visita.