Varicocele

Apresenta alta prevalência nos homens (25%) e está associado a 35 a 40 % dos casos de infertilidade primária e até 80% dos casos de infertilidade secundária. É a causa de infertilidade com maior resultado de reversão com a sua correção.

A doença se caracteriza pela dilatação das veias do cordão espermático. É mais frequente do lado esquerdo (78 - 93%) e pode ser bilateral em alguns casos.

A infertilidade não é uma condição obrigatória, mas estudos da fisiopatologia testicular sugerem que sua presença poderia levar a hipóxia testicular, aumento da temperatura testicular, alterações metabólicas e disfunção hormonal.

A maior parte dos portadores de varicocele são assintomáticos; alguns podem se queixar de sensação de peso testicular, dor e aumento do volume escrotal.

O exame físico é fundamental e a assimetria do volume testicular pode ser um fator importante na indicação do tratamento. O doppler testicular colorido e a análise do espermograma complementam o diagnóstico.

Tratamento:

O tratamento é cirúrgico e realizado preferencialmente com técnica microcirúrgica. Há um aumento significativo das taxas de gravidez nos pacientes submetidos a cirurgia.

Fale conosco

Tire todas suas dúvidas e agende uma visita.